Este apartamento de 47m², projeto do arquiteto Maicon Antoniolli, mostra como uma marcenaria bem pensada pode criar soluções incríveis para espaços reduzidos. Para ampliar os espaços, o arquiteto tratou de eliminar ambientes desnecessários existentes na planta original, como o segundo quarto e um banheiro a mais. Agora, somente o banheiro da suíte é fechado por paredes. No lugar de uma parede, uma estante divisória de nogueira separa a sala e o quarto. Pelo lado do quarto, a estante faz papel de cabeceira. A marcenaria tem sempre uma preocupação em criar o máximo de armazenamento possível. O piso de tecnocimento cinza, reveste todo o apartamento, trazendo unidade visual e ampliando o ambiente.
Na parte inferior da estante divisória do quarto, assim como na estante da TV, gavetas e portas de nogueira ocultam CDs, DVDs e até louças. Na estante da TV, esta parte do móvel foi projetada com dimensões de banco (30 cm de profundidade x 50 cm de altura) e funciona como mais uma opção para sentar em dia de festa.
Uma mesa de peroba de demolição, entre a sala e a cozinha, cumpre as funções de balcão para refeições e bancada de trabalho, integrando a cozinha à sala.
Pelo lado do quarto, a estante faz papel de cabeceira e criado-mudo. Como a área nas laterais da cama precisa ficar livre para liberar a passagem, quando as portas estão abertas para a sala, foi criado um nicho para acomodar a luminária e os livros, e fazer a vez de mesa de cabeceira. Abertas, as portas da estante liberam a passagem para a sala. Fechadas, como na segunda foto, dão privacidade ao quarto, e liberam o aceso aos objetos das prateleiras.
Dois banheiros viraram um só, fechado por portas de correr de vidro jateado, que deixam passar a luz, pois no ambiente não há janelas. Como a bancada é pequena, o arquiteto aproveitou o espaço embaixo dela para colocar um gaveteiro laqueado de branco, com tampo espelhado, que serve também para guardar os objetos do morador. Esta é uma dica que usamos muito, pois o gaveteiro depois pode ser aproveitado em caso de mudança.