Hoje vamos mostrar para vocês um apartamento super original que encontramos no site da Casa Claudia. O casal de arquitetos Paula Sertório e Victor Paixão, escolheu morar num apartamento de 70m2, sem nenhuma paredes interna. O único ambiente fechado com paredes é o banheiro. Os outros são todos integrados e sem portas, inclusive o quarto do casal. A grande estrela do apartamento, e única divisória entre a sala e quarto, é a estante vermelha, feita com engradados plásticos de feira, amarrados entre si.
A estante reaproveitou os engradados de feira de uma exposição que Paula e Victor montaram no evento Boomspdesign de 2012. “Eram muitas, e precisávamos pensar numa nova utilização. Pelo menos 70 delas vieram para o apartamento”, conta Paula. Surgiu a ideia de juntá-las com presilhas de plástico (como as que fecham malas de viagem) passadas entre os furos. Assim o casal planejou uma estante-divisória com nichos nos dois lados, para atender tanto à sala quanto ao quarto.
Uma super dica para economizar na hora de fazer uma estante, não acham ?
O chão é de cimento queimado, e o teto no concreto aparente original da laje. A iluminação de spots no trilho, é uma ótima solução. A parede forrada de espelho, em frente à mesa de jantar, ajuda à aumentar o tamanho da sala. O biombo feito de chapas de madeira recicladas, design do escritório dos arquitetos, Pax.Arq, separa os ambientes quando preciso.
No estar, o sofá cinza serve de base para as almofadas coloridas e as fotos de Diego Kuffer na parede.
Três mesas redondas, de diâmetros diferentes, servem como mesa de centro e podem ser espalhadas pela sala em dia de festa.
Alguns módulos posicionados na frente da estante servem de rack, e acomodam os equipamentos de som e a TV. Os furos no plástico facilitaram a passagem da fiação, que fica super disfarçada passando entre as caixas. Alguns caixotes são virados para a sala e outros para o quarto, criando uma brincadeira de volumes cheios e vazios. Os nichos guardam objetos de decoração, livros e revistas .
Na prateleira do alto do armário, mais caixotes vermelhos guardam objetos, reforçando a unidade visual do projeto. Por não haver portas, roupas e sapatos precisam estar sempre arrumados.
A cozinha compacta, super clara, brinca com o amarelo e cinza, para fugir do vermelho.